TOMATE ESTÁ CARO? SAIBA COMO SUBSTITUIR.
27/04/2013 23:33Um dos grandes obstáculos para uma alimentação saudável é a questão do acesso ao alimento. Esse determinante primário relacionado a variável socioeconômica configura-se como uma das razões do perfil de consumo atual do brasileiro. A garantia de uma alimentação equilibrada , muitas vezes, é subjulgada pelas relações de consumo no qual é preciso estabelecer um equilibrio entre as necessidades básicas e de saúde.
.jpg)
Nesse sentido a questão orçamentária familiar e de produção agrícola incidem diretamente sobre um fator primordial de acesso aos alimentos: o preço. A crescente demanda por alimentos aliada a uma baixa da produção e da qualidade das exportações, refletem mais propriamente sobre a produção primária, especialmente cereais e hortícolas. O tomate, por exemplo, é um dos hortículas mais consumidos no mercado e possui excelente qualidade nutricional. Possui poucas calorias e é rico em licopeno, um pigmento presente em vegetais e frutas de cor vermelha e laranja, e possui poderosa ação antioxidante.

O nutricionista Alan Ricardo, atuante em Teresina-PI, forneceu dicas ao CANUT que podem ajudar o consumidor a consumir alimentos de semelhante qualidade nutricional que o tomate.
"Para substituir o consumo de tomate, basta escolher qualquer outro vegetal ou fruta que tenha coloração variante entre amarelo e vermelho. Entre as opções mais comuns estão cenoura, abóbora, melancia, caqui e goiaba. O ideal é que o consumo desses alimentos, assim como o de tomate, seja de 100 gramas diárias. Além do licopeno, o tomate também é rico em vitamina C, magnésio, potássio e fibras. Essas substâncias, no entanto, podem ser facilmente encontradas em grande parte dos demais legumes e vegetais."
AMO/SOU NUTRICIONISTA *~